Após um 2023 de recorde de vendas, 2024 está marcando a consolidação dos carros elétricos no Brasil. Em janeiro deste ano, o aumento nas vendas foi de 167% em relação ao mesmo mês do ano passado. Por isso, as dúvidas sobre como carregar um carro elétrico também estão se tornando mais comuns.
Por isso, preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o carregamento de veículos elétricos. Traremos informações essenciais para quem está pensando em adquirir o primeiro modelo, mas ainda não sabe muito sobre o processo de recarga, ou para quem já tem um carro do tipo e quer diminuir os custos e aumentar a eficiência do carregamento.
Termos básicos do carregamento de carros elétricos
Como o universo dos carros elétricos ainda é muito novo no Brasil, ele é cheio de termos técnicos que, em breve, todos se acostumarão a utilizar. Alguns deles ainda nem tem uma tradução exata para o português.
Por isso, antes de começar a explicar como carregar um carro elétrico, é essencial abordar alguns termos que utilizaremos ao longo do texto.
Há muitas variáveis no processo de carregamento de um carro elétrico. As principais delas são:
- O tipo de corrente utilizada no carregamento, alternada (CA) ou contínua (CC)
- Os cabos utilizados no carregamento
- A potência do carregador, representada em kilowatts (kW)
- A capacidade da bateria, representada em kilowatts-hora (kWh)
- O padrão de energia do local de carregamento
Essas variáveis aumentam ainda mais em um país de proporções continentais como o Brasil, em que os padrões de energia variam muito de região para região, assim como o preço cobrado pelo kW em cada um dos estados da nação.
Mesmo assim, tentaremos explicar tudo da maneira mais adaptável possível para que você entenda como carregar um carro elétrico e como encaixar esse processo dentro da sua realidade.
Onde carregar carros elétricos
Existem três modalidades principais de locais para carregar veículos elétricos no Brasil:
- Estações de recarga privadas, montadas dentro da casa do proprietário do carro elétrico, para aqueles que querem economizar em longo prazo e ter mais praticidade na hora da recarga
- Estações de recarga semipúblicas, que ficam, por exemplo, em estacionamentos de condomínios ou de locais de trabalho, em que diversas pessoas compartilham as mesmas estações e arcam com os custos individuais do carregamento
- Estações de recarga públicas, que podem ser utilizadas por qualquer pessoa mediante pagamento da recarga. O principal exemplo está nos eletropostos no Brasil. Este tipo normalmente tem a recarga mais rápida, mas o custo também é bem maior.
Carregar carros elétricos em casa

Uma das principais dúvidas de quem está começando a cogitar a compra de um carro elétrico é se é possível carregar os carros em casa.
Sim, é possível carregar carros elétricos em casa. Porém, isso não deve ser feito em tomadas normais, como fazemos com qualquer outro tipo de carregamento.
Na teoria, isso até é possível, mas na prática, sabendo como o Brasil possui várias instalações elétricas precárias e o padrão de energia varia muito de região para região, isso se torna inviável por vários motivos, principalmente pelo risco de sobrecarga da rede elétrica, superaquecimentos e eventuais incêndios.
Além disso, o carregamento em uma tomada comum seria muito lento. Em geral, as tomadas normais são capazes de fornecer, em média, 2.3 kilowatts (kW) de potência. Por isso, uma recarga completa de um veículo elétrico comum levaria mais de 24 horas.
Este tipo de carregamento é conhecido como carregamento de Nível 1 e, como você viu, é totalmente inviável e inseguro.
Por isso, o ideal para carregar carros elétricos em casa é contar com uma Wallbox. A seguir, explicaremos o que é uma Wallbox e porque ela é recomendada no carregamento privado.
O que é uma Wallbox

A Wallbox é uma unidade de carregamento específica para os carros elétricos que pode ser instalada em casa.
Durante a instalação da Wallbox, é criada uma instalação elétrica exclusiva para o carregamento do veículo elétrico, o que elimina os riscos de sobrecarga e superaquecimento dos carregamento de nível 1.
Adquirindo um carregador âmbar-e, a instalação segura e eficaz é garantida.
Além de ser o modo seguro de carregar um carro elétrico em casa, a Wallbox também aumenta a eficiência do carregamento dos carros: enquanto a potência das tomadas comuns é, em média, de 2,3 kW, as Wallboxes têm potências diversas, que normalmente variam entre 11 kW e 22 kW — que são as potências comumente aceitas pelos veículos elétricos mais vendidos no Brasil.
O carregamento por Wallbox é conhecido como carregamento de nível 2. Ele também apresenta várias outras vantagens, principalmente quando o carregador é inteligente, como os da âmbar-e.
Ao adquirir uma Wallbox inteligente, é possível controlar todo o carregamento do carro elétrico por meio de um aplicativo.
Assim, o motorista pode controlar os horários de carregamento para aproveitar tarifas mais baratas de energia e planejar a recarga de uma maneira que ela não seja concomitante à utilização de outros equipamentos elétricos.
Instalação de tomadas para carregamento de carros elétricos
Quando um motorista procura pela instalação de tomadas para carregamento de carros elétricos, na verdade ele está procurando por uma Wallbox.
Buscando um exemplo prático adequado para a realidade nacional: é como quando é feita uma instalação elétrica totalmente separada para os chuveiros, evitando sobrecargas e dando mais potência para as duchas. Só que no caso das Wallboxes, a proporção é um pouco maior.
A instalação deve ser feita por profissionais qualificados, já que é necessário um estudo minucioso de aterramento e uma análise das características da rede de energia da residência.
Por isso, o ideal é adquirir uma Wallbox que já tenha a instalação inclusa no pacote de compra. Isso garantirá não só a eficiência do carregamento, mas também a segurança de todos os moradores da casa.
Estações de recarga de carros elétricos

Outra maneira de carregar carros elétricos é nas estações de recarga pública, ou seja, nos eletropostos.
A principal diferença deste tipo de carregamento para o das Wallboxes é que eles são feitos por meio de corrente contínua (CC), enquanto os carregamentos domésticos são feitos por meio de corrente alternada (CA).
Isso proporciona um carregamento bem mais rápido, mas totalmente inviável de realizar em casa. Além disso, os custos são bem maiores, ficando a cargo da empresa do eletroposto decidir quanto cobrará. Normalmente, há uma taxa de carregamento mais um preço por minuto e por kWh utilizado.
Este tipo de carregamento é conhecido como carregamento de Nível 3. Com ele, é possível carregar um carro elétrico em menos de uma hora.
Eletropostos no Brasil
De acordo com números de março de 2024, o Brasil tem cerca de 4.600 eletropostos em todo o território nacional.
A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) estima que o número ultrapasse 10.000 nos próximos dois anos.
No fim de 2020, eram apenas 400, enquanto em maio de 2023 eram 3.200 estabelecimentos do tipo, o que mostra a rápida tendência de crescimento.
Entretanto, mesmo que o número de eletropostos venha crescendo consideravelmente no país, ainda há muita desigualdade na distribuição, muito por conta da estrutura necessária para a instalação de uma estação pública de recarga de veículos elétricos.
Enquanto o estado de São Paulo conta com mais de 1.400 eletropostos, Roraima ainda não tinha nenhum estabelecimento do tipo em março de 2024. O Amapá e o Acre contavam com apenas um eletroposto cada em todo o estado.
Carregamento CA x CC
Como você viu, a principal diferença entre carregar um carro elétrico em casa e em um eletroposto está no tipo de corrente utilizada no carregamento.
Todo o sistema elétrico de um veículo utiliza corrente contínua (CC) no funcionamento. Porém, a energia fornecida em casa é do tipo alternada (CA), já que isso permite o transporte da energia de forma constante e eficiente por longos caminhos.
Por isso, os próprios carros elétricos tem um sistema de conversão de corrente alternada em corrente contínua. Ao carregar o carro elétrico em um carregador do nível 2, essa conversão é feita dentro do veículo durante o processo de carregamento.
Já ao carregar o carro em um eletroposto com corrente contínua (CC), esse processo de conversão não é exigido. Então, além da enorme potência dos carregadores CC, isso também facilita e acelera a recarga, embora possa fazer algum mal à bateria em longo prazo.
Como carregar um carro elétrico nas estações semipúblicas
Além das estações de recarga privadas (com uma Wallbox) e as públicas (de carregamento rápido do tipo CC), também existem as estações de recarga semipúblicas.
Normalmente, elas são oferecidas em locais onde o acesso é relativamente restrito e o carregador é compartilhado entre vários usuários. Por exemplo, nos estacionamentos de diversos estabelecimentos, como:
- Condomínios
- Locais de trabalho com muitos funcionários
- Shoppings
- Mercados
Nas estações de recarga semipúblicas, é mais importante do que nunca que a Wallbox seja inteligente. Isso permite controlar, via software, quanto de energia cada um dos usuários do carregador gastou de energia e, assim, deixar todos os gastos estabelecidos de forma justa.
Como carregar um carro elétrico no condomínio
A instalação Wallboxes no estacionamento de condomínios já se tornou tendência entre as construtoras brasileiras, cada vez mais antenadas nas necessidades dos moradores.
Entretanto, para quem mora em prédio, já tem carro elétrico e quer ter a comodidade de carregá-lo no estacionamento, a situação é um pouco mais complicada do que os que moram em uma casa e podem simplesmente adquirir e instalar uma Wallbox por conta própria.
Isso porque a instalação de uma estação de recarga em um prédio depende de aprovação em assembleia condominial, ou seja, nenhum morador pode fazer isso por conta própria.
No caso, elas se encaixam como estações semipúblicas. Ou seja, o uso é compartilhado e a própria administradora do condomínio decide quanto cobrará e como fará as contas sobre as recargas de cada motorista.
Considerando o valor investido e o tamanho da obra para a instalação, a tendência é que em breve, a solução mais adequada tomará conta deste mercado: a adoção de várias Wallboxes com carregadores inteligentes nos estacionamento dos prédios.
Quanto tempo demora para carregar um carro elétrico

São vários os fatores que podem interferir no tempo de recarga de um carro elétrico, como a saúde da bateria do carro e até as condições climáticas dos locais de carregamento.
Entretanto, em condições ideais, é relativamente simples fazer o cálculo de quanto tempo demora para carregar um carro elétrico. Leve em consideração esses fatores:
- A bateria do carro, representada em kWh
- A potência de recarga que o carro suporta para CA e CC, representada em kW
- A potência do carregador, representada em kW
Então, a conta será a seguinte: basta dividir o número em kWh da capacidade da bateria do carro pela potência de recarga do carregador (desde que a bateria aguente aquela potência). Você terá o resultado do tempo em horas.
Por exemplo: se um carro tem uma bateria de 65 kWh, suporta a potência de 11 kW no carregamento AC e está sendo carregado em uma Wallbox de 11 kW, isso significa que ele será carregado em aproximadamente 5,9 horas.
Agora, um exemplo real da diferença entre o carregamento CA e o CC. Um Dolphin Mini EV400 tem uma bateria de 38,8 kWh. A potência de recarga dele é de 6,6 kW em CA e 40 kW em CC. Isso significa que o carro demorará 5h52 para carregar no nível 2 e 58 minutos para carregar no nível 3.
Quanto custa para carregar um carro elétrico
O preço de uma recarga de um carro elétrico em casa, além de todos os fatores que já citamos, também depende diretamente do preço que o consumidor paga pelo kWh.
O jeito mais fácil de ter uma estimativa do preço da recarga é olhar na conta de luz e ver qual a tarifa cobrada pelo kilowatt-hora. Então, é só multiplicar este valor pela capacidade da bateria do carro.
Preparamos uma tabela considerando o preço médio do kilowatt-hora em cada uma das capitais do Brasil no fim de 2023. Como referência, utilizamos um carro elétrico pequeno (com bateria de 40 kWh), um médio (com bateria de 65 kWh) e um grande (com bateria de 90kWh).
Vale lembrar que, sob o preço do kWh de cada região, ainda podem incidir outros impostos, fazendo com que este cálculo seja extremamente variável de região para região. Além disso, outros fatores, como as condições climáticas e a saúde da bateria do carro também interferem na eficiência da recarga.
Estado | Preço médio do kWh (em R$) | Preço para carregar um carro pequeno | Preço para carregar um carro médio | Preço para carregar um carro grande |
Acre | 0,828 | R$ 33,12 | R$ 53,82 | R$ 74,52 |
Alagoas | 0,866 | R$ 34,64 | R$ 56,29 | R$ 77,94 |
Amapá | 0,72 | R$ 28,80 | R$ 46,80 | R$ 64,80 |
Amazonas | 0,835 | R$ 33,40 | R$ 54,28 | R$ 75,15 |
Bahia | 0,808 | R$ 32,32 | R$ 52,52 | R$ 72,72 |
Ceará | 0,744 | R$ 29,76 | R$ 48,36 | R$ 66,96 |
Distrito Federal | 0,766 | R$ 30,64 | R$ 49,79 | R$ 68,94 |
Espírito Santo | 0,696 | R$ 27,84 | R$ 45,24 | R$ 62,64 |
Goiás | 0,711 | R$ 28,44 | R$ 46,22 | R$ 63,99 |
Maranhão | 0,719 | R$ 28,76 | R$ 46,74 | R$ 64,71 |
Mato Grosso | 0,883 | R$ 35,32 | R$ 57,40 | R$ 79,47 |
Mato Grosso do Sul | 0,88 | R$ 35,20 | R$ 57,20 | R$ 79,20 |
Minas Gerais | 0,751 | R$ 30,04 | R$ 48,82 | R$ 67,59 |
Pará | 0,962 | R$ 38,48 | R$ 62,53 | R$ 86,58 |
Paraíba | 0,602 | R$ 24,08 | R$ 39,13 | R$ 54,18 |
Paraná | 0,639 | R$ 25,56 | R$ 41,54 | R$ 57,51 |
Pernambuco | 0,764 | R$ 30,56 | R$ 49,66 | R$ 68,76 |
Piauí | 0,854 | R$ 34,16 | R$ 55,51 | R$ 76,86 |
Rio de Janeiro | 0,84 | R$ 33,60 | R$ 54,60 | R$ 75,60 |
Rio Grande do Norte | 0,689 | R$ 27,56 | R$ 44,79 | R$ 62,01 |
Rio Grande do Sul | 0,691 | R$ 27,64 | R$ 44,92 | R$ 62,19 |
Rondônia | 0,709 | R$ 28,36 | R$ 46,09 | R$ 63,81 |
Roraima | 0,735 | R$ 29,40 | R$ 47,78 | R$ 66,15 |
Santa Catarina | 0,593 | R$ 23,72 | R$ 38,55 | R$ 53,37 |
São Paulo | 0,68 | R$ 27,20 | R$ 44,20 | R$ 61,20 |
Sergipe | 0,651 | R$ 26,04 | R$ 42,32 | R$ 58,59 |
Tocantins | 0,756 | R$ 30,24 | R$ 49,14 | R$ 68,04 |
O que interfere na eficiência do carregamento

Agora que você já conhece as contas básicas, falaremos de outros fatores que interferem na capacidade de carregamento de um veículo.
Estado de carga da bateria do carro
O estado da carga da bateria no momento do carregamento interfere na eficiência e na velocidade da recarga.
No caso do carregamento CA, a diferença é muito pouca, já que a corrente alternada entrega a carga de forma constante seja qual for o status da carga naquele momento.
Já no carregamento CC, a velocidade de recarga é muito menor após os 80%. Isso serve para prevenir a bateria de potenciais danos, já que a potência do carregador por carga contínua é muito maior.
Capacidade de carga do veículo
Cada veículo elétrico tem uma capacidade de carga definida. Essa informação é normalmente encontrada na ficha técnica do modelo.
Os carros contam com uma capacidade de carga para cada nível de carregamento (CA ou CC). Então, caso a capacidade de carga do seu veículo seja de 6,6 kW (caso do Dolphin Mini, por exemplo), de nada adiantará utilizar um carregador com a potência de 11 kW. Isso só servirá para desperdiçar energia.
Por isso, o ideal é ter um carregador universal que tenha a potência ajustável, caso dos carregadores inteligentes da âmbar-e.
Capacidade de carga do carregador
O contrário também acontece: se o seu carro elétrico tem uma capacidade de carga de 22 kW, mas o seu carregador só tem uma potência de 11 kW, você também não estará sendo o mais eficiente possível.
Quando a potência do carregador é menor do que a potência suportada pela bateria do carro, o que vale para o cálculo de quanto tempo demora para carregar um carro elétrico é a potência do carregador.
Condições climáticas
As baterias têm melhor funcionamento de recarga em condições climáticas entre 20°C e 25°C.
Por isso, a eficiência do carregamento pode variar quando estiver extremamente calor ou frio, sendo esse mais um fator de observação na hora da recarga.
Quanto um carro elétrico anda com uma carga
A autonomia de cada modelo de carro elétrico varia de acordo com todos os fatores que já citamos, principalmente pela capacidade da bateria do carro.
No Brasil, as fabricantes podem anunciar a autonomia certificada pelos testes do INMETRO.
Considerando os dados da pesquisa do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia do início de 2023, após a análise de 46 modelos comercializados no Brasil, a autonomia média entre os modelos foi de 278,2 quilômetros.
Entre todos os modelos:
- 7 apresentavam autonomia menor que 200 km
- 25 apresentavam autonomia entre 200 km e 300 km
- 13 apresentavam autonomia entre 300 km e 400 km
- 2 apresentavam mais de 400 km de autonomia
>>> Confira a autonomia de todos os carros elétricos comercializados no Brasil em 2024
A vida útil da bateria do carro elétrico
Assim como em todos os produtos recarregáveis, a autonomia de uma carga do carro elétrico diminui com o passar do tempo, de acordo com a saúde da bateria.
Entretanto, a bateria dos veículos elétricos é bem mais preparada do que a maioria dos produtos mais perenes aos quais estamos acostumados.
A vida útil da bateria de um carro varia entre 15 a 20 anos. Porém, isso pode ser alterado significativamente de acordo com a quilometragem rodada com o veículo.
Mas, em suma, é consenso que a bateria de um carro elétrico perde cerca de 2,3% de autonomia por ano.
Isso significa que, um veículo com a autonomia média de 278,2 km citada anteriormente teria, após 5 anos de uso, uma autonomia de 247,6 km. Ou seja, perderia 30,6 km de autonomia em 5 anos.
Tipos de cabos para carregar veículos elétricos
Assim como o modelo do carregador, o modelo do cabo também interfere no carregamento.
Porém, com a consolidação dos veículos elétricos no Brasil, já temos um certo padrão em território nacional: a grande maioria dos cabos são do Tipo 2, que tem uma capacidade de até 22 kW para carregamentos em casa e de até 43 kW em carregamentos em estações públicas.
Já o cabo para carregamento CC mais comum no Brasil é o do tipo CCS2, que é praticamente semelhante ao do carregamento CA, mas com dois pinos adicionais na parte de baixo para suportar uma potência de até 350 kW.
Vale lembrar que esses números representam a capacidade máxima que cada um dos cabos pode transferir, mas a capacidade que ele realmente transfere depende de todos os outros fatores que explicamos anteriormente.
Como escolher o carregador ideal

Como você viu, o carregamento de carros elétricos tem uma série de variáveis que devem ser levadas em consideração na hora de escolher um carregador.
Mas, em geral, a melhor escolha é, sempre que possível, uma Wallbox. Em longo prazo, o custo de carregar em casa é sempre menor do que nas estações públicas, além da comodidade de poder realizar o processo durante as noites.
>>> Conheça as Wallboxes da âmbar-e
Quando o carregador é inteligente, isso é ainda mais útil, já que assim você pode aproveitar momentos em que a energia elétrica opera com tarifas menores. Além disso, vale ressaltar que a potência do carregador pode ser ajustada por softwares, evitando o desperdício de energia.
O principal deles é a potência que o carro suporta: de nada adianta gastar mais em um carregador apenas porque ele entrega uma potência que seu veículo nem suportará.
Também é muito importante levar em consideração o padrão de energia da sua região, já que isso interferirá diretamente na instalação da Wallbox.
Por isso, a melhor escolha é sempre o produto que já acompanha a implementação certificada, o que garantirá a segurança e a eficiência total do carregamento.