4 coisas que você não sabia sobre as baterias dos carros elétricos

baterias carros elétricos

Ninguém mais duvida que a mobilidade elétrica é não somente o futuro, mas também o presente. Ainda assim, o funcionamento dos veículos e das baterias é desconhecido para muita gente.

Muitas pessoas compartilham dúvidas e preocupações justas sobre a bateria dos carros elétricos. Por isso, preparamos este artigo para esclarecer quatro pontos cruciais sobre o componente principal dessa grande mudança.

1. As baterias dos carros elétricos são muito pesadas, mas isso é bom

Você já deve ter ouvido que os veículos elétricos são muito mais pesados do que os carros com motor a combustão. Isso se deve em grande parte ao peso da bateria.

Em média, a bateria de um carro elétrico pesa cerca de 454 quilos, com modelos maiores podendo chegar até a 900 quilos de bateria.

Entretanto, uma boa parte desse peso adicional proveniente das baterias é compensado a motores muito menores e mais leves do que os de combustão interna.

Além disso, os carros elétricos mais modernos substituem materiais tradicionais da indústria automobilística por materiais mais leves, como as ligas de magnésio e alumínio, fibra de carbono e compostos de polímero. Isso pode reduzir o peso bruto do veículo em até 50%.

Mas o fato de ter uma bateria pesada não é necessariamente ruim. O peso adicional ajuda a melhorar a segurança, a direção e a sensação ao dirigir.

Como as baterias são normalmente colocadas sobre o chassi, elas diminuem o centro gravitacional do carro. Isso torna o veículo muito mais estável na estrada, reduzindo a quase zero a chance de um capotamento, por exemplo.

Isso também significa que os veículos elétricos têm menos rolagem da carroceria ao fazer curvas, principalmente em velocidades altas e em condições de pista molhada.

2. A vida útil das baterias é maior do que você pensa

Um dos receios que atrasaram a consolidação dos carros elétricos foi o da vida útil das baterias. Afinal, ela é o componente mais caro de um carro e o fim da bateria faria com que praticamente fosse necessário adquirir um veículo novo.

Inicialmente, muitos espalharam informações de que as baterias durariam apenas 8 anos. Entretanto, isso era algo relacionado aos primeiros testes das primeiras baterias nesta nova fase da mobilidade elétrica.

Nos mais de 10 anos passados desde então, a tecnologia evoluiu muito e, hoje em dia, isso não deve mais ser uma preocupação.

Em média, uma bateria de um carro elétrico dura cerca de 15 a 20 anos, ou entre 160 mil e 320 mil quilômetros rodados. Ou seja, é maior até mesmo do que a estimativa de vida útil de um carro.

Isso se deve ao fato de que os carros elétricos têm um sistema de gerenciamento de bateria integrado. Isso controla a carga e descarga para garantir maior proteção das células do componente.

Há também muitas práticas que os motoristas podem adotar para maximizar a vida útil da bateria. Entre elas:

  • Manter a carga da bateria sempre entre 20% e 80%
  • Evitar carregamento em temperaturas extremas, tanto no calor, como no frio
  • Não carregar diariamente o carro
  • Preferir o carregamento em CA ao carregamento super rápido em CC

3. Baterias de carros elétricos têm uma segunda vida

Quando um carro elétrico chega ao fim da vida útil, isso não significa que a bateria também tenha chegado ao fim. Mesmo depois de anos de uso intenso, as baterias dos veículos mantêm a maior parte da capacidade original, entre 60% e 70%.

Mesmo que isso não seja suficiente para alimentar outro carro, ainda é muito útil em casos de usos menores de energia.

Um bom exemplo disso vem da Holanda: a Johan Cruijff Arena, casa do Ajax, converteu baterias antigas de carros elétricos em uma solução de armazenamento de 3 megawatts.

Ela fornece energia reserva ao estádio e ajuda a amenizar os picos de demanda de energia que ocorrem durante as partidas.

reaproveitamento das baterias de carros elétricos
Demonstração do reaproveitamento das baterias na Johan Cruijff Arena. Fonte: Nissan

No futuro, isso deve ter ainda mais aplicações práticas, com baterias antigas adquirindo um potencial enorme para servir de armazenamento de eletricidade para residências e empresas.

4. As baterias dos veículos elétricos são recicláveis

Não importa o quanto seja duradoura e que ela pode ser utilizada para outro fim após o uso em um veículo, uma hora ou outra a bateria chegará ao fim da vida útil. Quando ela não puder mais ser aproveitada, a reciclagem é uma opção.

Soluções recentes de reciclagem permitem que até 95% das matérias primas utilizadas nas baterias sejam recuperadas e reutilizadas. Muitos dos materiais que compõem a bateria são difíceis de obter e têm um impacto ambiental grande.

Por isso, a reciclagem é essencial para garantir que esses materiais voltem para a cadeia de suprimentos em vez de serem desperdiçados.

E ainda que o processo da reciclagem exija consumo de energia, a quantidade é muito menor do que a necessária para fabricar uma bateria do zero.

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