Uma das grandes preocupações de todos que estão cogitando a aquisição de um VE é com a autonomia dos carros elétricos. Principalmente para quem pretende fazer viagens um pouco maiores com os veículos em locais em que a cobertura de postos de carregamento é escassa.
Mas hoje em dia, já é possível encontrar modelos de custo mais baixo com autonomias que antes só eram vistas em modelos de maior valor.
Para te ajudar a tirar todas as dúvidas, preparamos este artigo sobre a autonomia dos carros elétricos disponíveis no Brasil em 2024, incluindo uma tabela com 77 modelos detalhando quanto cada um deles anda com uma carga.
Autonomia de todos os carros elétricos à venda no Brasil
Desde meados de 2023, todas as fabricantes de veículos elétricos no Brasil são obrigadas a divulgar em suas peças a autonomia provada pelo INMETRO, o Instituto Nacional de Metrologia, Automação e Qualidade Industrial. Os ensaios do INMETRO constam no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o PBEV.
Por isso, anteriormente as autonomias dos carros elétricos divulgadas eram bem maiores. A diferença é que o INMETRO aproxima a medição dos usos na vida real, considerando também outros gastos energéticos do carro, como a utilização de ar-condicionado e outros componentes. Além disso, o Instituto também aplica fatores de correção.
Periodicamente o INMETRO divulga a tabela com a autonomia de todos os veículos vendidos no país. De acordo com a medição divulgada em março de 2024, esses são os valores da autonomia dos carros elétricos. Para facilitar a visualização, ordenamos da menor autonomia até a maior:
Marca | Modelo | Autonomia |
MINI | Cooper S Eletric | 161 |
BYD | ET3 | 170 |
JAC | e-JS1 | 181 |
Renault | E-Kwid | 185 |
Renault | E-Kwid Cargo | 185 |
Nissan | Leaf | 192 |
Caoa Chery | ICar EQ1 | 198 |
Donfeng | Seres 3 | 206 |
Renault | Kangoo | 210 |
Peugeot | E-208 | 220 |
JAC | IEV330P | 226 |
Fiat | 500E | 227 |
GWM | Ora 03 Skin BEV48 | 232 |
Peugeot | E208 GT | 234 |
Porsche | Taycan 4S | 241 |
Volvo | EX30 E40 Core | 250 |
Hyundai | Kona EV | 252 |
Renault | Zoe | 254 |
BYD | D1 | 258 |
JAC | EJV5.5 | 260 |
JAC | e-J7 | 263 |
Mercedes-Benz | EQC400 4M | 271 |
Mercedes-Benz | EQB 350 4M | 272 |
Porsche | Taycan 4CT | 273 |
Porsche | Taycan Turbo S | 278 |
BYD | Dolphin Mini | 280 |
Porsche | Taycan Turbo | 281 |
Porsche | Taycan | 286 |
Citroen | E-Jumpy | 289 |
Fiat | E-Scudo | 289 |
Peugeot | E-Expert | 289 |
BYD | Dolphin GS 180EV | 291 |
Mercedes-Benz | EQB 250 | 291 |
BYD | Yuan Plus | 294 |
Porsche | Taycan 4S CT | 300 |
BMW | iX1 | 303 |
Mercedes-Benz | EQA 250 | 304 |
JAC | e-JS4 | 307 |
AUDI | SQ8 e-tron Sportback | 307 |
AUDI | e-tron GT | 308 |
BYD | TAN | 309 |
AUDI | RS e-tron GT | 313 |
Porsche | Taycan 4GTS | 318 |
GWM | Ora 03 GT BEV63 | 319 |
BMW | IX xDrive 40 | 327 |
BYD | Plus 310EV | 330 |
BMW | i4 M50 | 335 |
Renault | Mégane E-Tech | 337 |
VW | ID.Buzz | 337 |
Volvo | EX30 E60 (todas as versões) | 338 |
Mercedes-Benz | AMG EQE53 | 338 |
BMW | i4 eDrive35 | 339 |
Volvo | XC40 (8, P8 e PE) | 348 |
BYD | HAN | 349 |
Volvo | C40 8 e P8 | 353 |
AUDI | Q8 e-tron 55 | 357 |
AUDI | Q8 e-tron Sportback 55 | 362 |
Jaguar | I-Pace | 362 |
Mercedes-Benz | EQE300 | 367 |
Volvo | XC40 (6 e P6) | 367 |
Mercedes-Benz | EQE 300 | 369 |
VW | ID.4 | 370 |
BYD | SEAL | 372 |
Mercedes-Benz | AMG EQS 53 4M | 373 |
Chevrolet | Bolt EUV Premier | 377 |
BMW | iX3 | 381 |
Volvo | C40 6 | 385 |
Chevrolet | Bolt LT | 390 |
Chevrolet | Bolt Premier | 390 |
BMW | i5 | 392 |
Mercedes-Benz | EQS 450 | 411 |
BMW | i4 40 | 422 |
BMW | iX | 431 |
BMW | i7 | 479 |
BMW | IX xDrive 50 | 528 |
O que interfere na autonomia dos carros elétricos
Mesmo que todos os ensaios feitos pelo INMETRO simulem as condições de uso da vida real, há uma série de fatores que podem interferir na autonomia dos carros elétricos, fazendo com que eles andem mais ou menos com uma carga.
Entre esses fatores, estão:
- A condição da estrada
- A temperatura externa, já que em dias muito frios a autonomia pode ser reduzida em até 50% (entretanto isso não é uma questão no Brasil, considerando o clima do país)
- O estilo de condução do motorista, considerando principalmente a velocidade na qual o carro é conduzido
- O uso de outros componentes elétricos, como o ar-condicionado
- O fato de dirigir com as janelas abertas ou fechadas
A autonomia dos carros elétricos diminui com o passar do tempo
É muito importante ressaltar que a autonomia dos carros elétricos diminui com o passar do tempo. Como qualquer equipamento que funciona com base em uma bateria, a carga passa a durar menos conforme o uso.
A estimativa é que a bateria de um carro elétrico perca cerca de 2,3% de autonomia por ano. Evidentemente, isso também depende muito da quilometragem andada com o carro e da maneira como ele é utilizado.
Trazendo para a prática, analisaremos a bateria do modelo mais popular do Brasil, o BYD Dolphin. Ele tem a autonomia de 291 Km, de acordo com a PBEV. Isso significa que:
- Após um ano de uso, ele terá 284,3 Km de autonomia
- Após cinco anos de uso, ele terá 259 Km de autonomia
- Após oito anos de uso, ele terá 241,5 Km de autonomia
- Após dez anos de uso, ele terá 230,5 Km de autonomia
É melhor carregar em casa ou em eletropostos?
Além da autonomia dos veículos elétricos, muitas pessoas que estão cogitando a compra de um modelo também tem a dúvida de como e onde carregar o carro.
Para quem mora em casa e tem condições de executar a instalação elétrica necessária, a melhor opção é sempre ter uma Wallbox para carregamento residencial.
Mesmo sendo mais lento do que o carregamento dos eletropostos, ela traz toda a comodidade de poder carregar o carro enquanto dorme, garantindo a carga necessária para rodar o dia inteiro na cidade cumprindo as tarefas cotidianas.
Além disso, o preço de carregar em casa é sempre mais barato, já que os eletropostos cobram o valor bem maior por conta do carregamento rápido.
Vale lembrar também que, mesmo sendo um carregamento rápido, os eletropostos exigirão que você perca pelo menos meia hora esperando a cada fim de carga. Para quem dirige profissionalmente e gasta uma carga por dia, por exemplo, isso implica em duas horas e meia perdidas na semana.
Para quem mora em condomínios, há duas opções: utilizar os eletropostos ou propor a instalação de Wallboxes inteligentes no estacionamento do imóvel. Esses equipamentos controlam por meio de softwares e aplicativos quanto de energia foi gasto por cada morador, deixando o processo bem mais justo.
Quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico
As expectativas mais alarmantes que foram divulgadas incorretamente sobre os carros elétricos afirmavam que a bateria dos veículos duraria oito anos e, depois disso, o descarte seria um grande problema para a natureza. Isso também traria um custo elevado aos motoristas.
Entretanto, conforme os veículos elétricos foram se consolidando em todo o mundo, ficou provado que elas duram bem mais do que o esperado inicialmente. Um estudo realizado pela Recurrent divulgado em 2024 analisou 15.000 carros comercializados desde 2011. Apenas 1,5% deles necessitaram de substituição na bateria.
Isso mostra que as previsões de que a vida útil de uma bateria é de 15 a 20 anos estão mais certas. Vale lembrar também que as tecnologias evoluíram muito de 2011 para cá, o que deve proporcionar uma duração cada vez maior às baterias dos carros elétricos.
Perguntas frequentes
Quanto tempo dura a carga de um carro elétrico?
A carga de um carro elétrico varia de acordo com a capacidade da bateria e com a potência do veículo. No Brasil, a autonomia dos modelos comercializados varia entre 161 e 528 quilômetros. Neste artigo, há uma tabela completa com a autonomia de 77 modelos de EVs.
Qual o carro elétrico de maior autonomia no Brasil?
Em 2024, o carro elétrico com a maior autonomia no Brasil é o BMW IX xDrive 50, com 528 quilômetros de autonomia segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
Qual a autonomia do BYD Dolphin?
Carro elétrico mais vendido do Brasil, o BYD Dolphin tem uma autonomia de 291 quilômetros por carga de acordo com os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular divulgados em março de 2024.